Nunca é cedo para se planejar, ainda mais quando o assunto são feriados. E, nesta segunda-feira (30), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou o calendário brasileiro de 2025 no Diário Oficial da União. Assim, baseando-se no calendário oficial do governo, é possível consultar e se programar para os feriados prolongados em 2025.
Primeiramente, para além do 1º de janeiro que vai ser em uma quarta-feira, o primeiro grande feriado será em abril. Isto pois a sexta-feira da paixão, 18 de abril, e por consequência a Páscoa vai emendar com o Dia de Tiradentes, 21 de abril, que cai em uma segunda-feira. Desta forma, há um feriado prolongado do dia 18 a 21 de abril.
Em seguida, o 1º de maio cai em uma quinta-feira. Então, a sexta-feira, dia 2 de maio, pode ser prolongada, a depender de decisões dos estados ou empresas. Junho também terá um período de descanso, graças ao ponto facultativo de Corpus Christi no dia 19 de junho (quinta-feira), que terá emenda de outro ponto facultativo no dia 20 (sexta-feira).
Por fim, o dia 20 de novembro, Dia de Zumbi e Consciência Negra, vai ser em uma quinta-feira. Em 2025, o dia 25 de dezembro (Natal), cai em uma quinta-feira, assim como o Ano-Novo de 2026.
Em São Mateus do Sul, os feriados municipais serão: 15 de agosto, Padroeira do Município, que cai em uma sexta-feira e 21 de setembro, aniversário da cidade, que será em um domingo.
Em São João do Triunfo, os feriados municipais serão: 15 de fevereiro, aniversário da cidade, que será em um sábado; 24 de junho, dia de São João, será em uma terça-feira; e 08 de dezembro, Padroeira do município, que vai cair em uma segunda-feira.
Em Antônio Olinto, os feriados municipais serão: 19 de março, dia de São José, que será em uma quarta-feira; 24 de outubro, aniversário da cidade, será em em uma sexta-feira; e 08 de dezembro, Imaculada Conceição, que vai cair em uma segunda-feira.
Feriados Nacionais em 2025
- 1º de janeiro, quarta-feira – Confraternização Universal;
- 18 de abril, sexta-feira – Paixão de Cristo;
- 21 de abril, segunda-feira – Tiradentes;
- 1º de maio, quinta-feira – Dia Mundial do Trabalho;
- 7 de setembro, domingo – Independência do Brasil;
- 12 de outubro, domingo – Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro, domingo – Finados;
- 15 de novembro, sábado – Proclamação da República;
- 20 de novembro, quinta-feira – Dia de Zumbi e Consciência Negra;
- 25 de dezembro, quinta-feira – Natal
Pontos facultativos em 2025
Em suma, existem alguns facultativos previstos para 2025. Primeiramente, os dias 3 e 4 de março são pontos facultativos por conta do carnaval, enquanto a quarta-feira de cinzas em 5 de março é ponto facultativo até as 14h, geralmente.
Posteriormente, Corpus Christi será em uma quinta-feira, 19 de junho, podendo em algumas situações ser emendado na sexta dia 20 de junho. Já em 28 outubro, é Dia do Servidor Público e cai em uma terça-feira em 2025. Por fim, os últimos pontos facultativos do ano são nos dias 24 de dezembro (Véspera de Natal) e 31 de dezembro (Ano-Novo), virão, ambos, em uma quarta-feira.
- 3, 4 e 5 de março, segunda, terça e quarta-feira – Carnaval (no dia 5, ponto facultativo até 14h);
- 19 de junho, quinta-feira – Corpus Christi;
- 20 de junho, sexta-feira
- 28 de outubro, terça-feira – Servidor Público, a ser comemorado no dia 27;
- 24 de dezembro, quarta-feira – Véspera de Natal (ponto facultativo após 13h);
- 31 de dezembro, quarta-feira – Véspera de Ano-Novo (ponto facultativo após 13h).
Com informações de NSC.