O Portal P97 recebeu um desabafo de um fumicultor da Estiva, localidade do interior de São Mateus do Sul, o qual relatou que sua produção tem sido afetada pelas quedas de energia elétrica, impossibilitando a secagem do fumo, passo fundamental na produção fumageira.
Nas imagens do vídeo abaixo, o produtor relata que houveram duas quedas de energia: a primeira na terça-feira (17) por volta das 19h15 e a segunda nesta quarta (18) às 10h.
“Na hora que ele [o fumo] mais precisava de calor, faltou energia. E agora, na quarta [18/12], depois que a estufa esfriou e foi esquentada a estufa de novo, caiu de novo a energia e o fumo apodrecendo. Infelizmente, prejuízo para nós”, conta decepcionado.
Em conversa com o Portal P97, o agricultor destaca seu lamento pelo prejuízo de cerca de 600kg de fumo perdidos. Nas imagens, ele explica como a queda de energia influenciou na cor das folhas de fumo, o que prejudica diretamente sua classificação na hora da venda. “Coisa que era pra estar amarelo, já está começando ficar tudo preto por falta da energia elétrica. Fumo apodrecendo”, afirma.
Veja o vídeo completo:
Apesar do produtor ter ligado para a Copel nas duas ocorrências de queda, a equipe do Portal P97 também fez contato, questionando se houve algum desligamento programado nos dias em que caiu a energia e se há algum projeto em andamento para manutenção da rede elétrica. Contudo, não houve retorno da empresa de distribuição até o momento de publicação da matéria. Fica o espaço aberto para posterior acréscimo de esclarecimentos e informações.