O Portal P97 foi procurado pela população da Vila Amaral, em São Mateus do Sul, nesta sexta-feira (13) para fazer uma reclamação acerca do estado de manutenção e limpeza dos espaços públicos, sobretudo entre as ruas Olívio Wolf do Amaral e Odemira Cunha, onde a situação é mais crítica.
Conforme os populares, o matagal e os entulhos jogados no entorno da antiga Escola Municipal Odemira Cunha estão cada vez maiores, dificultando a passagem dos pedestres. Além disso, de acordo com os relatos dos munícipes, o mato que se formou nessa região se torna ainda mais problemático por conta do posto de saúde da Vila Amaral, uma vez que há lixos que podem acumular água.
A equipe de reportagem do Portal P97 foi até o local para fazer registros e, em seguida, foi até a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para buscar esclarecimentos e prazos para a população. Confira abaixo o pronunciamento do secretário Tiago K. Huk.
“Só para esclarecer a situação das obras da escola Odemira Cunha, ali na Vila Amaral. A demolição da obra foi executada com recurso próprio da prefeitura com a nossa equipe e os entulhos que geraram a partir desse trabalho já foi destinado. Então, o entulho que está lá hoje, que porventura foi descartado, foi feito de forma irregular pela própria comunidade. Então a prefeitura agora vai mobilizar equipamentos para fazer essa limpeza, pois é bastante entulho.
A gente vai ter que fazer uma força tarefa em parceria aí com o pessoal da Secretaria de Obras, para disponibilizar alguns caminhões. Uma retro, equipamento de carga para a gente poder limpar ali. O que for um entulho mais leve. A gente vai conseguir fazer e já está providenciando isso. A partir de hoje mesmo já foi feita a solicitação para colocar uma caçambista lá e o nosso pessoal manualmente fazer a limpeza.
Mas o restante é, a gente vai ter que mobilizar essa equipe [da Secretaria de Obras]. Creio que, aproximadamente, até o dia 20/12 ou início de janeiro a gente já consiga concluir essa atividade.
O mais importante, que a gente pede, é que a comunidade ali no entorno nos ajude nesse sentido, porque essa, essa forma de descarte, de resíduo, de entulho, é uma forma de descarte irregular.
Se tiver qualquer dúvida, como não saber onde descartar algum entulho, liga aqui na Secretaria do Meio Ambiente, nosso pessoal está preparado para orientar. Mas o que não pode é realmente fazer esse tipo de descarte.
Com relação ao matagal, nós estamos com o contrato de roçada aqui do município. O processo acabou atrasando, mas agora ele já está em fase de homologação da empresa vencedora. Então, acredito que nos próximos 15 ou 20 dias, a gente já consiga assinar o contrato e reestruturar, reiniciar essa atividade.
Assim que isso acontecer, uma das prioridades para nós vai ser realmente essa obra, que a gente sabe que está bem complicado, e algumas outras situações ali de postos de saúde, escolas mesmo, em que gente já vai estar regularizando e deixando em condições.”
Diante disso, o Portal P97 reforça seu compromisso com a comunidade são-mateuense e afirma que estará acompanhando a efetivação das manutenções indicadas.
Foto: Portal P97
Foto: Portal P97
Foto: Portal P97