História Perdida: casa centenária de São João do Triunfo, conhecida como Casa do Manduca, será demolida nesta quarta-feira (30/10)
29 de outubro de 2024
- Atualizado há 4 semanas atrás
5 minutos de leitura
Por P97
Uma parte importante da história local de São João do Triunfo está prestes a ser perdida. Nesta próxima quarta-feira, 30 de outubro, a casa centenária que ao longo dos anos teve diversos proprietários, será demolida. Localizada na Rua 15 de Novembro, número 84 o imóvel ficou popularmente conhecido como a “Casa do Manduca”, em homenagem ao último morador, Carlos Alberto Adamowski, carinhosamente chamado de Manduca.
A casa, que já foi hotel e restaurante, é um símbolo do passado de São João do Triunfo. Em 1915, foi vendida por José Ferreira da Silva a Alfredo Magnini, marcando uma nova fase em sua história. Sendo um dos imóveis mais antigos da cidade, ele passou a fazer parte do imaginário coletivo da população, carregando consigo histórias e memórias que se entrelaçam com a vida da cidade.
A popularidade da Casa do Manduca vai além de suas paredes. Ela se tornou um ponto de referência e um verdadeiro testemunho das transformações da cidade ao longo dos anos. Moradores e visitantes lembram com carinho das histórias contadas em seus corredores e das experiências que a casa proporcionou ao longo das décadas.
Preservação da História
A iminente demolição provoca uma onda de nostalgia entre os triunfenses, que lamentam a perda de um patrimônio histórico que representa não apenas uma época, mas também as vivências e a cultura da comunidade.
“Puxa vida, eu acho que a casa do Manduca é o sonho de 80% da população de São João do Triunfo, de ter conhecido, de ter entrado, de imaginar como foi a vida deles lá dentro, quando funcionava o hotel ou até o próprio
restaurante. Várias vezes sonhei com a casa em restauração”, disse uma triunfense ao Portal P97.
A equipe do Portal P97 buscou um posicionamento da Prefeitura sobre o caso, e recebeu uma nota explicando detalhes dessa demolição. Confira a nota abaixo na integra:
Nota de esclarecimento
Com relação ao imóvel situado na Rua XV de Novembro, no 84, centro, São João do Triunfo, foi identificado no âmbito desta municipalidade, pedido formal protocolado pelos proprietários no ano de 2022, solicitando o alvará de demolição, tendo em vista as condições estruturais precárias e o visível mau estado de conservação da edificação.
Posteriormente o imóvel em questão deu azo a instauração de Procedimento Administrativo no 0134.22.000xxx-7- MPPR, pelo Ministério Público Estadual, justamente pelas condições estruturais em que se encontra. Compulsando as informações necessárias foi possível constatar que o Corpo Técnico do Município realizou vistoria da edificação apontando sua iminente ruína.
Na mesma linha, foi solicitado aos proprietários a elaboração de Laudo Técnico, emitido por profissional habilitado, cujo parecer conclusivo foi pela demolição imediata da edificação, uma vez que a mesma não apresenta mais condições de restauro ou reforma, bem como oferece risco de desabamento e consequentemente à segurança dos munícipes e transeuntes.
Diante disso, tratando-se de imóvel de propriedade privada, onde o Poder Público é impedido de aplicar recursos e sendo cumpridos os requisitos legais exigidos para deferimento do pedido dos proprietários, a expedição do Alvará de demolição foi a medida que se impõe.
Por fim, considerando os laudos técnicos realizados sob o imóvel, que demonstram as reais e atuais condições do imóvel, muito embora a existência de relevância histórica para o município, fato é que apresenta risco de desabamento, pois toda a estrutura se encontra em colapso, o que provoca impedimento de intervenção pelo Poder Público, decorrente da inviabilidade técnica e financeira, face aos interesses públicos tuteladas.
São João do Triunfo, 29 de outubro de 2024.
Foi realizado contato com uma das proprietárias do imóvel, mas não houve retorno até a publicação. O espaço permanece aberto para um pronunciamento da família. Informações repassadas por terceiros indicam que, devido à má condição da estrutura, a família planeja demolir a edificação para construir um empreendimento no local. Enquanto a cidade se prepara para se despedir dessa construção histórica, a expectativa é que novas iniciativas surjam para preservar a memória de São João do Triunfo e suas tradições, garantindo que histórias como a da Casa do Manduca continuem a ser contadas.
Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩