No último dia 26 de outubro, a cidade de São Mateus do Sul recebeu o 31º Campeonato Paranaense de Bandas Fanfarras, reunindo 37 corporações de todo o estado. O evento atraiu um grande público e superou as expectativas, oferecendo um espetáculo de música e dança.
Representando São Mateus do Sul, a Fanfarra Infantil A Dona Aranha e a Corporação Musical Fênix participaram do campeonato, assim como a Fanfarra Municipal de Antônio Olinto. Em entrevista ao Portal P97, o maestro Marcos Padilha falou sobre o sucesso do evento: “O Campeonato Paranaense de Bandas Fanfarras e superou as expectativas, com um grande público e apresentações memoráveis. Tivemos a participação de corporações de toda a região, incluindo Antônio Olinto, que foi campeã na nova categoria de percussão coreografada”, contou.
Marcos relatou ainda, que apesar de uma apresentação impecável, a Corporação Fênix não conseguiu se classificar em sua categoria, que contou com grandes corporações concorrentes. Porém, o grande destaque do evento foi a Fanfarra Infantil A Dona Aranha, que participou de cinco categorias e levou para casa cinco troféus: campeã na categoria Musical, campeã na categoria Mor de Comando, campeã na categoria Baliza, além de segundo lugar na categoria Corpo Coreográfico e no Pelotão de Bandeiras.
Com esse desempenho, a Fanfarra Infantil A Dona Aranha garantiu o direito de participar do Campeonato Nacional, que acontecerá em Maricá, no Rio de Janeiro dia 23 e 24 de novembro. A equipe está avaliando a possibilidade de representar não apenas o município, mas também o estado do Paraná no evento nacional.
O evento foi organizado pela Federação Paranaense de Bandas e Fanfarras, com apoio da Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul, através do Departamento de Cultura. O maestro Marcos expressou gratidão a todos que contribuíram para o sucesso do campeonato e expressou a esperança de que, nos próximos anos, o município possa realizar um concurso próprio para fanfarras.
“O sucesso deste evento reafirma a importância da cultura e da música na comunidade, celebrando o talento e a dedicação dos jovens músicos e artistas. Agradecemos a todos que, de uma forma ou de outra, colaboraram e esperamos que, nos próximos anos, conseguimos realizar um concurso próprio do município”, disse Marcos.