ATENÇÃO: publicação pedindo doação à população de São Mateus do Sul e região pode ser golpe
22 de julho de 2024
- Atualizado há 4 meses atrás
4 minutos de leitura
Por Redação 97
Foto: Reprodução de redes sociais
A redação do Portal Cultura Sul recebeu um print de uma publicação no Facebook, na qual um homem pede ajuda e doações em PIX, alegando estar acamado, doente e passando fome. Contudo, existem mais de 20 resultados de busca na rede social com o mesmo texto, fotos e chave PIX, mas com o nome de perfil e endereços diferentes.
De acordo com alguns dos exemplos acima, é possível observar o perfil muda de nome: ora é Magrão Das Obras, ora Marcelo Reformas e Dorinha, ora Solange e Marcelo Reformas. As cidades também mudam. A mesma publicação foi feita em grupos de São Mateus do Sul, de Canoinhas e de várias cidades de São Paulo.
A equipe do Portal foi até o endereço de São Mateus do Sul citado na publicação, no entanto, não há nenhuma residência com esse número: após a casa de número 985, a contagem pula para números acima de 1000.
A redação entrou em contato com o 27° Batalhão da Polícia Militar (BPM) para averiguar a possibilidade de ser um golpe. Conforme a PM, tudo indica que se trata de um golpe devido ao padrão das postagens e a mudança do endereço.
“Apesar de ser complicado confirmar se é um golpe ou não, o padrão das postagens e a mudança de endereço é bem característico de um caso de golpe. O ideal seria se fosse alguém nesse endereço e tentasse fazer a doação pessoalmente. Os traços das postagens são bem característicos de alguns outros golpes que presenciamos”, explicou o 27° BPM.
Dessa forma, a PM solicita àqueles que fizeram alguma doação em PIX que vá até a Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência, levando o comprovante de pagamento que consta a chave PIX e o nome do recebedor.
Portal Cultura Sul com informações de PM
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal Cultura Sul pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197