Desde o dia 27 de maio, começou em todo o Brasil a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite 2024, uma iniciativa para proteger as crianças menores de 5 anos contra essa doença altamente contagiosa. Com uma série de estratégias bem definidas, o objetivo é garantir que todas as crianças estejam imunizadas, independentemente do histórico vacinal.
O público-alvo desta campanha são as crianças com idade entre 1 ano a menores de 5 anos. Para elas, a dose da vacina VOP (vacina oral contra poliomielite) é obrigatória, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente. Já as crianças menores de 1 ano devem atualizar o esquema vacinal de acordo com o Calendário Nacional de Rotina, recebendo a vacina VIP (vacina injetável contra poliomielite).
Para facilitar o acesso à vacinação, diversas salas de vacina foram disponibilizadas em pontos estratégicos por todo o país. Entre os locais de atendimento em São Mateus do Sul, estão o Centro de Saúde, o Ambulatório Central e diversas Unidades de Saúde da Família (ESF), como Palmeirinha, Bom Jesus, Cambará, Americana, Fluviópolis e Lageado.
A equipe do Portal Cultura Sul foi até o Centro de Saúde e conversou, na tarde desta quinta-feira (06), com a são-mateuense Orli Vidal, moradora do Faxinal dos Elias, que levou sua filha, Bruna Vitória Vidal Ceginatto, de quatro anos, para tomar a vacina e falou da importância da imunização. “Sempre trago para tomar a vacina, é muito importante. Só estava faltando essa, então eu trouxe para colocar em dia a carteirinha de vacinação”, explicou Orli.
O ponto alto da campanha acontecerá nesse sábado, dia 8 de junho, conhecido como o Dia D da vacinação. Neste dia, as salas de vacina estarão abertas das 8h às 17h em diversos locais, incluindo o Centro de Saúde, o Ambulatório Central, as ESFs Palmeirinha, Bom Jesus, Americana e Amaral, proporcionando uma ampla oportunidade para que os responsáveis levem as crianças para serem vacinadas.
A poliomielite é uma doença grave e potencialmente fatal, mas que pode ser prevenida com a vacinação. A participação ativa da comunidade é essencial para o sucesso dessa campanha e para garantir a proteção de todas as crianças brasileiras contra essa enfermidade. Se você tem um filho ou conhece alguém que tenha uma criança dentro do grupo alvo, não deixe de levar para ser vacinada. Juntos, podemos manter o Brasil livre da poliomielite e proteger o futuro das nossas crianças.
Portal Cultura Sul
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal Cultura Sul pelo WhatsApp (42) 99907-2942