17 de dezembro de 2018
- Atualizado há 5 meses atrás
4 minutos de leitura
Por Redação 97
O Natal na Polônia significa família reunida e fraternidade para com o próximo, pensando nisso a Associação Cultural Polônica Marcelo Janowski – CEPOM realizou um almoço na própria cede da organização. O evento foi dia 16 (Domingo) de Dezembro às 11h30, onde cada família participa com um prato doce ou salgado, com apresentações do grupo Karolinka e diversas canções Natalinas.
Na ceia de Natal da Polônia se servem pratos sem carne vermelha. Só no dia do Natal se comem carnes. A ceia começa com a partilha da obreia, muitas vezes molhada em mel. Na mesa aparecem 12 pratos, à semelhança de 12 apóstolos. Os pratos são tradicionais, muitas vezes regionais, por vezes preparados apenas uma vez por ano. Um item obrigatório é a carpa, frequentemente frita e em forma de geleia. Há também muitos arenques: arenque com natas, arenque à moda de Vilnius (com cogumelos) e arenque à moda de Cassúbia.
Uma das frequentadoras fiel da festa – Marielen Przyvitowski, explica que cada almoço realizado é a aproximação com as famílias de maneira fraterna. Segundo ela, cada pessoa recebe um pedaço de “pão”, alusivo ao corpo de cristo, onde esse então é partido em pedaços e, repartido para todos os presentes, desejando um Feliz Natal e um próspero ano novo.
“Participo todos os anos dessa festa com minha família, pois a principal eixo de cada pessoa é sua família, então temos que lembrar sempre de repartimos a comida de cada dia. O pão distribuído na festa, na verdade é para lembrar que cristo está em nós, principalmente nas horas difíceis e complexas, temos sempre que estar juntos com amor e fraternidade uns com os outros” desabafa.
O Deputado eleito – Emerson Bacil, prestigiou a festa com muita empolgação. “Sempre valorizei a cultura polonesa. Essa tradição e envolvimento dos jovens, até mesmo com o grupo Karolinka, me deixa feliz, parabenizo o José Carlos Janowski, pela preocupação com a cultura polonesa” conta.
Os pratos quentes são da festa é o pierogi com couve fermentada e cogumelos, com batatas e queijo fresco e em versão mini, chamados “orelhas”, recheados com cogumelos silvestres, servidos na sopa de beterraba. A sopa obrigatória no cardápio natalino é a sopa de beterraba ou de cogumelos. A ceia de Natal tem também seus doces tradicionais: makiełki, moczki, łamańce e kutia. Todas estas sobremesas contêm sementes de papoila que são símbolo de abundância. Muitas vezes são enriquecidas com mel e frutas secas. Em xícaras se serve uma bebida preparada de frutos secos com aroma de ameixas defumadas. O evento também teve bingo, com cartelas a R$ 10,00 válida para a tarde toda.
Da Redação Portal Cultura Sul FM.
Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩