Lula critica corte de ajuda e ações na Palestina e Israel e entidades judaicas respondem
19 de fevereiro de 2024
- Atualizado há 5 meses atrás
3 minutos de leitura
Por Redação 97
O presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, criticou neste domingo (18) os cortes na ajuda humanitária à Palestina. Fato anunciado nas últimas semanas por diversos países. Em viagem à Etiópia, ele voltou a classificar como “genocídio” as ações militares perpetradas por Israel na Faixa de Gaza. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que Lula “ultrapassou uma linha vermelha”.
“Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um exército altamente preparado e mulheres e crianças”, defendeu Lula. O Brasil fará novo aporte de recursos para ações humanitárias na região, segundo o Planalto. As declarações repercutiram na comunidade judaica também e levaram a uma nota do governo brasileiro, citando que condena o Hamas.
O governo de Israel ainda anunciou que irá convocar o embaixador do Brasil em Tel Aviv para se explicar e para uma reprimenda. Dente as entidades judaicas a Conib (Confederação Israelita Brasil) e a Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo) disseram que afirmações do presidente brasileiro são “distorção perversa da realidade” e que discurso de Lula está “cada vez mais extremista, tendencioso e dissociado da realidade”.
O Museu do Holocausto no Brasil disse que Lula também “alimenta o antissemitismo”. “Escandalosa combinação de ódio e ignorância”, definiu o presidente do Memorial do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém, Dani Dayan. Em publicação nas redes sociais, ele disse também que a afirmação é uma “clara expressão antissemita”, segundo a definição da Aliança Internacional de Memória do Holocausto.
“A trivialização do Holocausto é uma tentativa de prejudicar o povo judeu e o direito de Israel de se defender”, afirmou Netanyahu, primeiro-ministro de Israel. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus”, foi, entre outras coisas, a análise de Lula sobre o assunto.
Da redação Portal 97 com informações e imagem da Agencia Brasil e publicações oficiais dos governos e entidades.
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942
Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩