A Polícia Civil realizou uma fiscalização em uma farmácia em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, que tinha a suspeita de vender medicamentos adulterados. Na segunda-feira (24), agentes fizeram a apreensão de cerca de R$ 100 mil produtos irregulares no estabelecimento.
A ação de fiscalização foi feita pela Polícia em conjunto com a Vigilância Sanitária do município de Piraquara e o Conselho Regional de Farmácia, que foi quem recebeu as denúncias de irregularidades.
O responsável técnico da farmácia, um rapaz de 25 anos, e o proprietário do local, de 39, foram presos em flagrante. Eles foram autuados pelo crime de adulteração de produtos medicinais e foram encaminhados à delegacia do município.
Validade trocada
De acordo com o delegado Thiago Soares, a fraude ocorria conforme a característica do medicamento. “Em alguns remédios os suspeitos apagavam a data de validade original e carimbavam nova data, colocando um selo da farmácia. Outros, em que não conseguiam apagar a validade original, colocavam o selo sobre a marca de validade”, explica Soares.
Entre os remédios apreendidos estão analgésicos, anti-inflamatórios, ansiolíticos, anfetaminas, anticonvulsivantes, contraceptivos orais, contraceptivos de emergência, soros e produtos alimentícios.
Também foram apreendidos medicamentos controlados que o estabelecimento não tinha autorização da Vigilância Sanitária para venda e os materiais utilizados na prática criminosa, como óleos, acetona, tesoura e adesivos com as datas de validade.
Como denunciar
A Polícia Civil pede a colaboração da população com informações que auxiliem em investigações contra crimes envolvendo a saúde pública. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelos números 197, da PCPR, ou 181 do Disque-Denúncia.
Portal 97 com informações de Massa News.
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: