Educação

Unespar, assim como outras universidades, entra em greve nesta segunda-feira

15 de maio de 2023 - Atualizado há 5 meses atrás
3 minutos de leitura

Por Redação 97

Unespar, assim como outras universidades, entra em greve nesta segunda-feira

“A ideia da greve não é uma situação isolada aqui do campus de União da Vitória”, explica o professor da Unespar de União da Vitória, Antonio Charles Santiago de Almeida. Todos os setes locais, em que tem unidades da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) paralisam as aulas buscando diálogo com o governo estadual para repor 42% acumulados de inflação em seus salários.

Outras instituições estaduais também estão em greve. Algumas desde a segunda-feira passada, 8, outras iniciam a paralisação de aulas hoje. A decisão saiu de assembleia dos professores. “Decidiram pela greve, como instrumento legal de luta pelos direitos, como último recurso. Recurso legítimo e legal que são utilizados nesse processo quando não existem um canal de diálogo com o governo e os trabalhadores”, frisa Charles.

Os 42% de reposição de inflação são o foco dessa mobilização. Também defendendo a universidade pública, gratuita e de qualidade. “Aqui nós criamos um comando”, esclarece o professor responsável pela comunicação desse organismo que evita personalizar as ações. A organização é feita a várias mãos, na tentativa de constituir um diálogo e avançar nas pautas. “É um movimento organizado que não é só nosso”, acrescenta.

No dia 11 de maio, inclusive, os estudantes de graduação também fizeram uma assembleia e na sua maioria demonstraram apoio aos professores pela paralisação. Ainda segundo o comando de greve, estágio e bolsas serão mantidos em funcionamento. Interrompendo as aulas e forçando a suspensão de calendário com pré-disposição de repor esse período. “A gente espera que não demore”, opina Charles.

Uma plenária será realizada, a partir das 19h desta segunda-feira em União da Vitória, para tratar do assunto. Por sua vez, a assessoria da Universidade pontuou que: “como é uma decisão tomada pelos docentes sindicalizados, a administração normalmente não se manifesta, pois é direito dos trabalhadores/as participarem de greve. O Sindicato somente informa a administração sobre a greve e a programação das ações realizadas”.

Da redação com informações da Unespar, comando de greve e imagem reprodução Unespar.

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais