Cultura

São-mateuense lança livro e destaca trajetória de família polonesa; conheça a obra

19 de abril de 2023 - Atualizado há 5 meses atrás
5 minutos de leitura

Por Redação 97

São-mateuense lança livro e destaca trajetória de família polonesa; conheça a obra

Foto: Arquivo da Família

A equipe de Jornalismo do Portal Cultura Sul FM entrevistou o escritor são-mateuense Evaldo José Drabeski, de 64 anos, que escreveu a sua primeira obra literária intitulada “A Saga de uma Família Polonesa no Brasil”, relatando a história da vinda da família Drabeski da Polônia para o Brasil, mais precisamente para a comunidade da Água Branca, interior de São Mateus do Sul. O livro, então, resgata as histórias e as lembranças daqueles que fizeram e fazem parte da história do município.

Em conversa com o escritor, que atuou como professor durante 30 anos na rede estadual de ensino do Paraná, ele contou que sempre teve o desejo de fazer esse resgate histórico da origem dos seus antepassados. “Sempre tive esse sonho de escrever um livro e agora estou podendo realizar. Sempre gostei de saber das histórias da minha família, das minhas origens”, explicou Drabeski.

Foto: Cultura Sul

O escritor relatou que passou por momentos de dificuldade para conseguir juntar todas as informações que precisava para escrever o livro, mas nunca perdeu a vontade de concluir a obra. “Quando comecei a escrever, pesquisei muito, e consegui muita informação através de outras pessoas, parentes principalmente, e, com isso, consegui as informações e comecei a contar a história sobre a importância da nossa família no desenvolvimento do município, inicialmente na comunidade da Água Branca”, contou.

Durante a criação da obra, o escritor são-mateuense fez várias descobertas sobre a vinda da família ao Brasil e nos revelou uma curiosidade sobre o seu sobrenome, que sofreu mudanças com o passar do tempo. “A Família Drabeski na Polônia, na sua origem é Drabecki com a letra c, depois acabou sendo mudado aqui no Brasil. Nossa família trabalhou muito na lida com a madeira e conto no livro um pouco de toda essa história”, explicou Evaldo.

Outro ponto importante dessa leitura, segundo o autor, é a ordem cronológica dos passos da sua família, já que, com isso, o leitor acaba entendendo melhor sobre como foi a vinda dos poloneses para o Brasil e sobre essa cultura que se perpetua até os dias de hoje. “Muitos foram os desafios, mas depois que já estava na gráfica o sentimento foi de alivio e alegria. É uma satisfação ver esse sonho realizado, não deixando a história dos nossos antepassados ser perdida”.

Encontro da família Drabeski

Evaldo contou que, atualmente, a família Drabeski continua se reunindo, buscando sempre fortalecer os vínculos familiares. “Fazemos encontros da família, nem sempre é possível reunir todos, mas conseguimos reunir muitos familiares no nosso último encontro, e lá, pudemos mostrar pela primeira vez o livro, tendo um retorno muito positivo”, enfatizou, destacando sua alegria em ver a história da sua família sendo bem recebida e podendo ainda contribuir com legado dos seus antepassados.

 “Esse resgate da história dos poloneses vai ajudar até mesmo nas escolas, pois quero fazer a distribuição de exemplares nas instituições de ensino da cidade”, frisou. Para os interessados em saber mais sobre a obra,  “Saga de uma Família Polonesa no Brasil”, Evaldo conta que já é possível adquirir o seu livro em livrarias do município. Além disso, em agosto, no mês polonês, será realizado um lançamento oficial com direito a uma noite de autógrafos, ao lado de outros artistas da cidade.

Da redação Cultura Sul FM

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais