Residente do Jardim Santa Cruz, bairro de São Mateus do Sul, uma mãe, que não quer ser identificada, procurou a redação do Portal Cultura Sul para relatar a falta de vacina para seu bebê e recém-nascido de 17 dias.
Segundo ela, a bebê teria que tomar a vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), a qual, conforme o Governo Federal, possui esquema de vacinação em dose única e deve ser aplicada o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.
Contudo, a família recebeu a informação de que as aplicações da vacina são feitas apenas nas segundas-feiras e, pelo fato de terem saído na terça do Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes, ela teria que aguardar para vacinar o bebê somente na outra semana, cuja segunda-feira, 20 de fevereiro, foi feriado de Carnaval, não recebendo a vacina.

Embora resida no Jardim Santa Cruz e o posto de saúde mais próximo seja o da Palmeirinha, a mãe foi informada de que não haveria disponibilidade no imunizante na sua localidade.
“No hospital já deixaram claro que nos postos não tem essa vacina, seria só no posto central”
relata a mãe.
Na última segunda-feira, dia 27, a mãe foi até o Centro de Saúde (Posto Central) para vacinar a criança, porém recebeu a informação de que as vacinas tinham acabado.
“A enfermeira do posto de saúde explicou que por frascos são “tantas” doses e que chega uma quantidade específica de dose. Na parte da manhã já tinham outras mães que os bebês já ficaram sem vacina, ela me passou um número disse pra ligar nessa sexta pra confirmar se teria a vacina na segunda.”
explica a mãe.
Contatada pelo Portal Cultura Sul, a Secretaria de Saúde do município enviou uma nota de esclarecimento, confira na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde, vem através do presente se manifestar quanto à indagação da redação do Portal da Cultura Sul/FM, a respeito de uma denúncia realizada por uma paciente residente do Jardim Santa Cruz neste Município, a qual relatou que sua filha com 16 (dezesseis dias) não foi imunizada em razão do setor de vacinação do município informar que não havia vacinas e não havia previsão para recebe-las. As vacinas para recém-nascidos BCG são encaminhadas para o Município pela 6ª Regional de Saúde. Ocorre que, atualmente há desabastecimento da vacina BCG pelo Ministério da Saúde. Assim, o município está recebendo menor quantidade de doses dessa vacina. Importante esclarecer que as doses são em frascos (exemplo: 1 frasco com 20 doses), e quando aberta devem ser ministradas imediatamente,
por isso o agendamento é realizado pelo setor de vacinação, a fim de otimizar e garantir a maior imunização de crianças. Desde 2020 essas vacinas são previamente agendadas para toda segunda-feira das 9h às 12h e das 13h às 15h no Centro de Saúde.
Para esclarecer segue abaixo como é o frasco com as doses: Laboratório Sérum Institute of Índia – frasco multidoses com validade de 6 horas após aberto.
Devido recesso de Carnaval (dia 20/02/2023) não houve vacinação BCG e na última segunda-feira dia 27/02/2023 o setor de vacina recebeu 23 recém-nascidos e administrou 15 doses de vacinas BCG e 08 crianças ficaram sem a vacina por falta do imunobiológico. Na ocasião, as vacinadoras orientaram os pais e responsáveis de que teriam que trazer os filhos na próxima segunda-feira dia 06/03/2023 pois já havíamos realizado o pedido de vacinas mensal para a 6ª regional de saúde com previsão de chegada a partir do dia 01/03/2023. Recebemos hoje (01/03/2023) o lote de vacinas, mas infelizmente conforme nota anexa (recebemos apenas 1 frasco de 20 dose para o mês de março o qual será aberto e disponibilizado na próxima segunda-feira) e provavelmente se não recebermos mais imunizante durante esse mês não teremos vacinas para as próximas 3 semanas do mês de março.
Por fim, informamos que foi já foi informado e solicitado para a Regional de Saúde a necessidade imediata do envio de mais imunizantes. Sem mais para o momento reiteramos nossos protestos de estima e apreço, colocando-me a disposição para eventuais esclarecimentos que se fizerem necessários.
Atenciosamente,
São Mateus do Sul, 01 de março de 2023.
Da redação.