Notícias

Preso, prefeito de Canoinhas Beto Passo pede renúncia e Câmara aprova processo de impeachment

6 de abril de 2022 - Atualizado há mais de 1 ano atrás
3 minutos de leitura

Por Redação 97

Preso, prefeito de Canoinhas Beto Passo pede renúncia  e Câmara aprova processo de impeachment

Foto: Reprodução da Internet

Prefeito de Canoinhas, Beto Passos (PSD), enviou carta de renúncia à Câmara de Vereadores da cidade do Planalto Norte de Santa Catarina na tarde de terça-feira (5) alegando “motivos pessoais” para deixar o cargo. Beto Passos está preso desde o dia 29 de março na Operação Et Pater Filium

O envio da carta ocorreu horas antes de os vereadores da cidade aprovarem a abertura do processo de impeachment do mandado de Passos e do seu vice, Renato Pike (PL), que também está preso após a operação deflagrada na semana passada.

Após a aprovação da abertura do processo, também foi definida a comissão processante que vai dar andamento ao rito. Por sorteio, Silmara Gontarek (UB) ficou como presidente, Marcos Homer (Podemos) como relator e Maurício Zimmermann (PL) como membro.

Agora, a comissão deve iniciar os trabalhos, notificando a defesa do prefeito e do vice sobre o caso, que tem prazo para apresentar as alegações e até mesmo acionar testemunhas. Após o prazo, a comissão emite um parecer opinando pelo arquivamento ou prosseguimento da denúncia.

No caso do arquivamento, a decisão é discutida pelos demais vereadores. Já no caso do prosseguimento, o presidente da Câmara vai estabelecer a fase de instrução, assim como audiências para colher depoimentos.

Ao fim desta fase, a comissão processante vai emitir um relatório final que será votado pelos vereadores: a cassação só ocorre com a aprovação de mais de dois terços dos integrantes da Casa.

Com a renúncia de Beto Passos, o sucessor legal seria o vice Renato Pike, porém, com ele também preso, quem permanece à frente da prefeitura é o então presidente da Câmara de vereadores Willian Godoy do (PSD).

Os dois foram presos na sétima fase da Operação Et Pater Filium, que investiga crimes de organização criminosa, peculato, fraudes à licitação, corrupção e lavagem de dinheiro referentes a contratos de prestação de serviço nas áreas de educação e infraestrutura.

Com informações do Portal ndmais

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais