Na última semana de março, o coordenador de políticas públicas da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), Ricardo Nestor de Paula, teve uma agenda com a diretora da Maternidade Dona Catarina Kuss – de Mafra –, Cintia Aguiar e a gerente de enfermagem, Marileia Sescatto. Em pauta, demandas e ampliação de atendimento nos serviços de laqueadura e vasectomia.
O hospital de Mafra é referência regional no setor e o programa Maternidade na Comunidade, também, foi assunto da reunião. Na iniciativa será feita a capacitação com os técnicos municipais sobre atendimento no pré-natal, nas unidades de saúde. Esse acompanhamento médico da mulher e desenvolvimento do seu filho (a) durante a gravidez é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a Amplanorte, durante as sessões do pré-natal o profissional de saúde deverá esclarecer todas as dúvidas da mulher sobre a gravidez e parto, assim como pedir exames para verificar se “está tudo bem com a mãe e com o bebê”. A capacitação para os profissionais será oferecida nos dias 19 e 20 de abril no auditório da entidade – na sede – em Mafra e reúne os municípios do Planalto Norte.
No evento, os participantes “realizarão atividades práticas de atendimento, serão tiradas dúvidas e haverá trocas de experiências de modo a ampliar o diálogo com os pacientes”, aponta a assessoria da Amplanorte. O curso terá certificação para os participantes e, nesse trabalho para “defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região”, mais informações podem ser obtidas nos municípios e nas mídias.
Da redação com informações e imagem da Amplanorte