Polícia

Preço da carne pode aumentar consideravelmente por causa da guerra

8 de março de 2022 - Atualizado há mais de 1 ano atrás
2 minutos de leitura

Por Redação 97

Preço da carne pode aumentar consideravelmente por causa da guerra

Agência Brasil

Uma projeção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), vinculado ao Ministério da Economia, destaca que o preço das carnes está sendo impactado pela instabilidade nos preços das commodities. Os principais insumos de ração animal, o milho e o trigo, sofreram aumento variando de 3% a 5% no mercado interno.

A soja, apesar de apresentar estabilidade, já vinha de valor recorde no fim de 2021. Os produtores têm, agora, duas alternativas: manter a mesma quantidade de fertilizantes, encarecendo os custos e diminuindo a margem de lucro, ou reduzir os insumos, conseguindo preços mais competitivos, porém com possíveis perdas de produtividade.

A preocupação é que a elevação deve atingir todos tipos de carne. Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) indicam que a nutrição das galinhas e dos suínos concentra 80% do custo total do produtor, enquanto no gado a alimentação representa aproximadamente 25%. A tendência é que os grãos também registrem acréscimo devido à guerra entre Rússia e Ucrânia

Da redação com informações Jovem Pan

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais