Tempo

Serra catarinense teve registro de geada, 12 dias antes do início do verão

9 de dezembro de 2021 - Atualizado há mais de 1 ano atrás
3 minutos de leitura

Por Redação 97

Serra catarinense teve registro de geada, 12 dias antes do início do verão

21 de dezembro inicia, oficialmente, a estação mais quente no hemisfério sul com os solstícios de verão na linha do Trópico de Capricórnio e de inverno no Trópico de Câncer. Mas, a sensação é de que a estação fria, habitual do hemisfério norte, tenta resistir por mais um período. Isso porque, os termômetros marcaram temperaturas muito baixas e teve até geada na serra de Santa Catarina.

A informação, conforme registros oficiais da manhã desta quinta-feira (09/12), é de que o orvalho ficou congelado, tendo a paisagem típica do inverno. A cidade serrana de Urubici registrou 3ºC por volta das 6h. Na localidade do Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim, a vegetação ficou coberta por uma fina camada de gelo. De acordo com dados da Epagri/Ciram, a mínima na cidade chegou a 5,84ºC.

A ocorrência de geada na região não é inédita e sim corriqueira, mesmo perto da chegada do verão. Esse fenômeno, segundo especialistas, pode ocorrer em todas as estações do ano, quando cai a temperatura e o ar está mais seco. Independe do período de solstícios, quando o sol está na região dos trópicos, ou nos equinócios, quando o sol fica mais próximo da linha do Equador.

O Planalto Norte teve, também, clima frio com mínima de 9ºC e máxima de 26ºC. “Apesar do frio e da formação da geada não houve danos para a agricultura, já que o gelo se concentrou em um ponto isolado, de uma baixada, no sempre gélido Vale do Caminhos da Neve”, apontou a prefeitura de São Joaquim. No registro da 3ª geada de dezembro e de número 128 do ano de 2021.

Apesar desse quantitativo parecer alto e de grande incidência, o recorde, conforme o município, é do ano de 2016 em que se contabilizou 135 geadas. Por sua vez, Urubici, que completou 65 anos nesta semana, investe no turismo e busca usufruir do frio constante e rotineiro para aquecer a economia local, trabalhando com ações para atrair visitantes e potencializar o desenvolvimento.

Da redação com informações da Epagri e prefeitura de São Joaquim e imagem: prefeitura de São Joaquim/SC

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais