Portal Cultura Sul FM

Destaque

Cultura Sul FM, participa da Feira da Lua, evento em comemoração aos 26 anos de Guamiranga

18 de novembro de 2021 - Atualizado há mais de 1 ano atrás
15 minutos de leitura

Por Redação 97

Cultura Sul FM, participa da Feira da Lua, evento em comemoração aos 26 anos de Guamiranga

A Cultura Sul FM vai longe com seu alcance, sendo a rádio mais potente do sul do Paraná e do Norte Catarinense, com isso, leva informação e muita música para mais de quarenta municípios da região, alguns pouco conhecidos, como Guamiranga, que completou na terça-feira dia 16 de novembro, 26 anos de emancipação política, e realizou na noite de terça-feira a tradicional Feira da Lua, evento em que a rádio participou com ampla estrutura.

Giba e Nando fizeram uma participação ao vivo no estúdio móvel da Cultura Sul FM

Em comemoração aos 26 anos do aniversário do município, o estúdio móvel da rádio Cultura Sul FM e sua equipe, foram até a cidade e realizaram uma transmissão ao vivo do programa ‘Rádio Atividade’ com o Eduardo França, onde a população pode interagir, cantar, dançar e se divertir, contando ainda com a presença do Culturito. Na ocasião, Emerson Bacil se fez presente no evento, e falou da importância da parceria, e de levar alegria aos guamiranguenses, que mesmo sendo um município relativamente novo, vem se destacando em vários setores como: a fumicultura, indústria de cerâmica e na parte turística. 

*Robô Culturito” marcou presença e fez a alegria da criançada

“Fica os nossos parabéns a essa população que nos recebeu tão bem e fez do evento um sucesso. Fica os nossos votos de prosperidade e felicidades a todos os guamiranguenses e se Deus quiser no próximo ano estaremos aqui novamente, somos gratos pelo convite e pela parceria”, disse.

Clique no link abaixo e confira a live:

https://www.facebook.com/culturasulfmsms/videos/2754955661304799/

Resumo histórico de Guamiranga


        O município foi colonizado por volta de 1860, sendo que os primeiros moradores fixaram residência em Água Branca e Barreiro, pontos de passagem obrigatórios dos tropeiros. Entre 1890 e 1910, chegaram os imigrantes poloneses, italianos e alemães. A sua primeira denominação foi “Monjolinho”, esta denominação segundo alguns moradores mais antigos, provem de três monjolos que existiam na localidade.

Mais tarde foi elevado a Distrito do município de Imbituva passando a se chamar “Natal”. Em 1943, pelo Decreto – Lei N.º 99 de 30/12/1943 passou a nova denominação de Guamiranga, que permanece até hoje. O município foi criado em 1995, foi desmembrado de Imbituva. A título de curiosidade, a origem do nome “Guamiranga” vem do tupi-guarani, tendo o significado de “árvore de pequenas folhas de cor vermelha”.

A cidade possui muitas riquezas naturais em seu território, destacando-se o Salto do Bocó, do Rio Lajeadão, o Salto Grande do Rio dos Patos, o Salto Nova Boa Vista, do Rio Água Podre, além de outros pontos turísticos. O município possui também algumas grutas. A principal atividade econômica local é a agricultura, a fumicultura e as industrias de cerâmica, além do o artesanato e a vinicultura. O setor agrícola conta com a produção de fumo, soja, feijão e milho. 

A pecuária conta com a criação de gado, gado leiteiro, suínos e aves. O setor industrial é representado principalmente pelas olarias. O número estimado pelo IBGE em 2018, é que a população do município chegue a 8.619 pessoas. A maior concentração populacional se dá na área rural do município, compreendendo cerca de 80% da população.

Da Redação

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais