Nessa semana acontece o Ciclo de Palestras em Reabilitação (CIPARE), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de São Mateus do Sul. O evento é gratuito, e esse ano está na sua nona edição, com objetivo de oportunizar formação continuada de qualidade aos profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação e demais profissionais que atuam na rede de proteção, além de estudantes e interessados no tema, no âmbito de habilitação/reabilitação.
A fonoaudióloga da Apae, Paola Lurian Silva, explicou que o CIPARE surgiu pela necessidade de proporcionar formação e atualização de profissionais e estudantes de diferentes áreas do conhecimento que trabalham ou que venham a trabalhar com pessoas deficientes. “O ciclo visa, estimular a formação de conhecimentos sobre reabilitação na sua forma mais ampla, fortalecendo as parcerias entre os profissionais”.
Ela contou ainda, que o símbolo do CIPARE é composto por duas mãos que se unem formando um coração, sendo que este protege outro coração que representa os indivíduos a serem reabilitados. Uma vez que é a equipe de saúde da APAE/SMS que promove o evento, o símbolo foi idealizado para fazer uma alusão ao símbolo da APAE onde também duas mãos amparam e orientam a pessoa com deficiências intelectuais e múltiplas.
“O CIPARE aborda também a conscientização, a mudança de valores e atitudes dos participantes para que a qualificação venha a ser inserida no seu cotidiano. Para tanto utiliza-se a formação continuada que serve de mediadora do conhecimento e de aprendizagem”, relatou Paola.
O evento está em sua nona edição e começa amanhã (09) e vai até quinta-feira (11), sempre às 15h, é gratuito e fornece certificado de participação. Faça a sua inscrição aqui: https://doity.com.br/ix-cipare-ciclo-de-palestras-em-reabilitacao e participe.
Programação do evento:
09 de novembro de 2021: “Os desafios do diagnóstico e da intervenção precoce.”
Dra. Maria de Fatima Minetto
Psicóloga
Doutora em Psicologia pela UFSC,
Mestre em Educação pela UFPR
Especialista em Educação Especial pela UFPR
Especialista em Transtorno do Espectro Autismo pelo Child Behavior Institute (USA).
Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR.
Membro da equipe interdisciplinar do Ambulatório a Síndrome de Down do Hospital de Clínicas da UFPR.
Coordenadora do Laboratório de Pesquisas LAPEEDH
10 de novembro de 2021: “Linguagem na clínica com crianças: avaliação, diagnóstico e tratamento”
Paola Lurian Silva
Fonoaudióloga, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.
Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela PUC-SP.
Especialista em Recursos Estruturados e Estratégias Clínicas no Autismo, pela Faculdade Pólis Civitas.
Possui aperfeiçoamento profissional pelo Projeto Entrelaços, da DERDIC-PUC/SP e em Clínica de Linguagem, pela UNICENTRO.
Atua com equoterapia na APAE de São Mateus do Sul.
11 de novembro de 2021: “A Terapia Ocupacional e a Terapia da Integração Sensorial no atendimento a crianças”
Gabrielle Grube
Terapeuta Ocupacional, formada pela UFPR.
Especialista em Neurologia com ênfase em Neuropediatria.
Certificação Internacional em Integração Sensorial, Capacitação intensiva na Abordagem Responsiva, Interativa, Motivacional e Lúdica da Inspirados pelo Autismo. Atua há 11 anos com pessoas com desenvolvimento atípico e suas famílias.
Da redação Cultura Sul