A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promove, nesta quarta-feira (29/09), uma audiência pública sobre a implantação do 5G no Paraná. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, na semana passada, a aprovação do edital que confirma para o dia 4 de novembro de 2021 o leilão para definir empresas que irão operar a tecnologia, de internet, no Brasil.
A audiência na Alep visa esclarecer o papel das câmaras de vereadores e prefeituras na implantação da quinta geração da internet móvel no Paraná. O evento é organizado pelos deputados estaduais Emerson Bacil, Luiz Cláudio Romanelli e Tião Medeiros. Os municípios correm contra o tempo para adequar legislações visando instalar ou adaptar as torres e antenas do 5G em seus territórios para receberem o sinal.
“A tecnologia 5G é 20 vezes mais rápida que o atual 4G, e muito mais estável. A definição do leilão acelera a busca pelo que a Anatel classifica como ‘redução de barreiras à conectividade’”, explica o deputado Emerson Bacil. Conforme o edital, as vencedoras atenderão áreas como estradas e localidades remotas com tecnologia 4G ou superior. Os municípios com mais de 30 mil habitantes receberão o 5G.
Nas capitais e Distrito Federal o 5G deve estar em funcionamento antes de 31 de julho de 2022. Emerson Bacil, que presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (CCTIES), a discussão é importante para os gestores municipais e para todo o Paraná. “Principalmente para seu desenvolvimento tecnológico. Não apenas para as cidades, mas também para o agronegócio”, afirma.
“Precisamos avançar e a tecnologia 5G é fundamental para este avanço”, destaca o deputado Bacil, com base no entendimento da Anatel que aponta a indústria e o agronegócio como pilares da retomada do crescimento econômico. A audiência pública da Assembleia Legislativa vai contar com a participação de Felipe Roberto Lima, Superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel. Ele vai apresentar os aspectos regulatórios do 5G no Brasil.
Outro convidado é o secretário de Desenvolvimento e Geração de Empregos de Santo André (SP), Evandro Banzato. Ele fala sobre adequação da legislação local, investimentos e melhorias que a tecnologia permite. A cidade virou referência em razão das medidas adotadas para receber o 5G. O diretor nacional de Relacionamento Institucional da TIM Brasil, Leandro Guerra, também vai fazer uma apresentação na audiência, demonstrando os benefícios da nova tecnologia.
Da redação com imagem divulgação da Alep