Mais ou menos como uma receita de um saboroso prato que alguém idealiza e, aos poucos, os ingredientes vão se unindo e misturando, por meio de parceiros que colaboram e adicionam os componentes. A entrega de um totem com a frase: “São Mateus do Sul – Terra da Erva Mate e Capital Polonesa do Paraná”, associa as raízes e valores são-mateuenses na composição do cenário para registros fotográficos, presenteando o município.
Visando imortalizar imagens e promover o município, o Codesamas deu a ideia da receita e, parceiros, colaboraram para a ideia se tornar realidade. Numa homenagem que junta os 113 anos de fundação do município (em 21 de setembro) com duas riquezas culturais e da identidade o Grupo Folclórico Polonês Karolinka é presenteado juntamente com o povo são-mateuense. O totem será entregue para a comunidade e ficará à disposição na Rua do Mathe.
O evento está marcado para essa sexta-feira (17/09) às 17h, sob coordenação Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Mateus do Sul (Codesamas). O presidente da entidade, Haroldo Ferreira, destaca que a ideia foi apresentada e teve o apoio da Frog Print que fez a doação de todo o trabalho, Julia Roehrig Fotografias nas fotografias e componentes do Grupo Folclórico Polonês Karolinka, servindo de manequins.
“As pessoas tiram a foto e levam o nome do município e da Capital Polonesa Paranaense”, enfatiza Haroldo Ferreira. O totem vai ficar na Rua do Mathe, exposto, para as pessoas interagirem e tirarem fotos. A entrega é alusiva aos 113 anos de São Mateus do Sul. Ao encontrar parceiros, segundo o presidente do Codesamas, a entidade idealiza ações que venham em valorizar os são-mateuenses, sua cultura, seu povo e raízes.
Para Haroldo Ferreira, a participação dos empresários e da comunidade demonstra essa relação com a erva-mate e respeito pelo legado polonês, fortalecido na identidade pelo título concedido ao município. “Esse totem está enaltecendo a Capital Polonesa do Paraná, titulação importante conquistado junto com o deputado estadual Emerson Bacil. A gente está sempre divulgando essa conquista”, ressalta o presidente do Codesamas.
Da redação com informações e imagem do Codesamas