Cidadania

Santa Casa de Irati anuncia retorno do serviço de coleta de córneas (globo ocular)

20 de agosto de 2021 - Atualizado há 5 meses atrás
3 minutos de leitura

Por Redação 97

Santa Casa de Irati anuncia retorno do serviço de coleta de córneas (globo ocular)

Na unidade hospitalar existe a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) que oferece o serviço de coleta da córnea (globo ocular), em parceria com a Central de Transplantes do Paraná, há mais de 10 anos. Esse trabalho permaneceu paralisado por dois anos, devido a motivos técnicos e por conta da pandemia do Coronavírus, mas será retomado a partir de 01 de setembro.

A gerente de Enfermagem Luciane Batista Cordeiro, que é a responsável pela parte técnica da CIHDOTT da Santa Casa de Irati, citou em um vídeo divulgado pelo hospital que após a pandemia da Covid-19, visando retomada com mais segurança, a equipe vai passar por capacitação. Essa instrução será ministrada pela Central de Transplantes do Paraná e deve ocorrer até o final de agosto. 

De acordo com a Santa Casa de Irati, mesmo com o serviço paralisado, a equipe sempre esteve participando de reuniões de orientação para que a retomada fosse com o mesmo êxito dos anos anteriores. O objetivo do retorno de coletas de córneas é de colaborar para a diminuição da fila de transplantes no Estado. Assim amenizando o sofrimento das pessoas que esperam por um órgão doado.

A coordenadora da CIHDOTT, Ana Cláudia Ferreira de Andrade, cita que a doação de órgão “não foi esquecida durante a pandemia”. Contudo, a retomada exigiu cautela frente à pandemia de Covid-19, até por ser uma doença nova. Isso “para que se estudasse como seria feita esta coleta no pós-pandemia, com o objetivo de não perder a qualidade com que a Santa Casa sempre prestou este serviço”, explica.

Os critérios técnicos exigidos para ser um doador são: ter acima de cinco anos e menos de 70; a aprovação da doação deve ser feita por um familiar de primeiro grau e se for menor de idade deve ser aprovada pelos pais. A causa da morte deve ter ocorrido por trauma, infarto ou morte súbita, não podendo ter diagnósticos infecciosos, nem estar em tratamento com antibióticos ou ter sido infectado pelo Coronavírus em prazo recente.

Quem tem interesse de ser doador de órgãos, precisa informar a sua família e pedir para que aprovem essa vontade. Uma equipe formada por médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo, mantida em plantão por 24 horas para a coleta, realiza o trabalho. Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora ou gerente de enfermagem diretamente na Santa Casa de Irati ou telefone (042) 3123-1311.

Da redação com informações e imagem reprodução da Santa Casa de Irati

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais