Polícia

Estado de SC se prepara para intensa onda de frio nos próximos dias e emite alerta

26 de julho de 2021 - Atualizado há 5 meses atrás
3 minutos de leitura

Por Redação 97

Estado de SC se prepara para intensa onda de frio nos próximos dias e emite alerta

A preocupação maior, da Defesa Civil Estadual, é com idosos, crianças, doentes e moradores de rua. Estendendo a orientação de mais cuidado com animais, evitar locais fechados com aglomerações e estar bem agasalhado. A queda da temperatura está prevista a partir desta terça-feira (27/07) e pode ser uma das maiores da história, ou pelo menos, o índice mais negativo do século.

Não está descartada a possibilidade de nevar ou chuva congelada. Alguns institutos de meteorologia citam temperaturas abaixo de -10°C, em regiões serranas, com o Planalto Norte tendo até -8°C nos termômetros. Essa onda de frio deve levar à formação de geadas pelo período de até quatro dias seguidos, o que presume a necessidade de cuidados no setor agrícola e com as pessoas, diante do cenário.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), por exemplo, alerta as famílias sobre os possíveis prejuízos na agricultura e na pecuária catarinense. A entidade representativa também orienta como os agricultores e agricultoras podem prevenir ou amenizar os estragos, que podem ocorrer devido à massa de ar polar que deve derrubar as temperaturas no Estado.

Segundo a Epagri/Ciram, há possibilidade de recorde de temperatura mensal e absoluto, que é o registro de toda série histórica, na maioria das regiões, temperatura negativa, geada generalizada e também chuva congelada. O órgão explica ainda que não se descarta possibilidade de neve do Oeste à Serra Catarinense na próxima quinta-feira (29/07). No decorrer da terça-feira, uma frente fria avança no Estado e provocará chuva.

Na sequência, há previsão de declínio acentuado de temperatura. Essa massa de ar frio intenso poderá se igualar ou superar massas que atuaram em julho dos anos 2000 e 2013. As partes altas do Estado vão registrar temperaturas negativas, principalmente, em cidades catarinenses que se encontram acima de 700 metros do nível do mar. Ainda, para agosto há previsão de mais duas massas de ar polar fortes.

Da redação com informações da Defesa Civil, Epagri e Fetaesc e foto: Aires Mariga/Epagri

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais