Cidadania

Mitos e verdades sobre anestesia

11 de junho de 2021 - Atualizado há 5 meses atrás
3 minutos de leitura

Por Redação 97

Mitos e verdades sobre anestesia

Foto: Internet

Existem muitos mitos e verdades sobre a anestesia que precisam ser esclarecidos para a população. É comum que os pacientes tenham medo de possíveis complicações no momento da anestesia, mas é importante ressaltar que estes problemas são raros. O Cultura Sul Notícias conversou recebeu com a médica anestesista, Leila Aparecida Mendes, que esclareceu dúvidas recorrentes sobre anestesias.

Leila falou sobre riscos, reações, entre outras dúvidas recorrentes sobre o assunto. Entre mitos e verdades, sabemos que este é um assunto que costuma assustar muitas pessoas, principalmente as que passarão por algum procedimento cirúrgico. Um a cada cinco pacientes tem medo de acordar durante uma operação, segundo uma pesquisa sobre anestesia geral, publicada pelo Journal of Advanced Nursing.

A anestesista, iniciou explicando que a anestesia é um procedimento médico que visa bloquear temporariamente a capacidade do cérebro de reconhecer um estímulo doloroso através da administração de medicamentos por via intravenosa ou inalação, e que embora se trate de uma técnica segura, muitas são ainda as dúvidas sobre o assunto.

Muitos mitos ainda estão presentes, mesmo com o avanço da medicina nos últimos anos como explicou Leila. “No passado essa especialidade era realizada por todos os médicos, agora você se forma em medicina e depois estuda mais três anos, exaustivamente, para compreender melhor tudo que é relacionado a essa função e poder trabalhar com isso”, comentou.

Quando perguntada se existe algum teste que o paciente pode fazer antes de uma cirurgia para saber se é alérgico a anestesia ela foi enfática que não existe, ou seja é mito. Já sobre a possibilidade de morte devido a anestesia, que é o que muitos temem, a profissional explicou que sim, é possível, mas é muito raro.

Outro estudo sobre o assunto com a Sociedade Americana de Anestesiologia mostra que acontece uma morte a cada 250.000 procedimentos no mundo, ou seja, há apenas 0,0004% de risco da anestesia causar complicações. Leila explicou ainda o que mudou na pandemia na sua função, sobre o seu trabalho no hospital, tipos de reação após passar a anestesia e outros dados importantes. Confira a entrevista na integra na Live do Facebook do Portal Cultura Sul FM ou pelo YouTube do canal Cultura Sul FM.

Da redação Cultura Sul FM

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais