Monitoramento da Copel mostra Rio Iguaçu estabilizando em São Mateus do Sul
26 de janeiro de 2021
- Atualizado há 5 meses atrás
4 minutos de leitura
Por Redação 97
Apesar da previsão do tempo ainda apontar chuva nos próximos dias, o monitoramento hidrológico do Rio Iguaçu – feito pela Copel – traz cenário de estabilidade. Às 18h desta terça-feira (26/01) na régua instalada em São Mateus do Sul foi atingido 3,97m com vazão de 337 metros cúbicos por segundo (m³s). Num comparativo, às 3h da madrugada o nível estava em 3,95 e a vazão em 334.
O ponto de monitoramento logo acima, no próprio Rio Iguaçu – em Porto Amazonas – serve de parâmetro técnico para avaliar e prever maior ou menor indíce e vasão em São Mateus do Sul. Neste local, o nível está baixando, de 2,05m às 3h da madrugada desta terça-feira recuou para 1,90 às 18h. A vazão era de 113 m³s e baixou para 105. Estes indicadores apontam a tendência de estabilização e redução do nível na régua instalada no território são-mateuense.
Quadro um pouco diferente em União da Vitória em que o rio segue subindo. Com vazão de 1.340 m³s e 4,75m na régua, o nível pode atingir 4,90m na madrugada de quinta-feira (28/01) quando deverá estabilizar e algumas horas depois iniciar o recuo. Isso independente até de chuvas no Vale do Iguaçu, mas por conta dos afluentes que está com níveis estáveis, sobretudo na foz. Caso do Rio Negro, Potinga, Claro, Timbó e Canoinhas que desembocam no Rio Iguaçu.
Nota: há uma diferença entre o dado do monitoramento e o registro da régua na foto da reportagem. Não foi possível levantar a informação com a Copel sobre o dado contido no monitoramento e a relação com a régua existente em São Mateus do Sul.
Da redação com informações do monitoramento da Copel e fotos Portal Cultura Sul FM
Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩