Petrobras comunica venda da SIX e anuncia assinatura de contrato
11 de novembro de 2021
- Atualizado há 5 meses atrás
3 minutos de leitura
Por Redação 97
Nesta quinta-feira (11/11) a estatal assinou contrato com a empresa Forbes & Manhattan Resources Inc. (F&M Resources), subsidiária integral da Forbes & Manhattan Inc. (F&M), para a venda da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX). O valor é de R$ 178,8 milhões (US$ 33 milhões) com o negócio feito em consonância com a Resolução nº 9/2019 do Conselho Nacional de Política Energética, segundo a gerência de comunicação da Petrobras.
Nesse caso, estabeleceu diretrizes para a promoção da livre concorrência na atividade de refino no país, e integra o compromisso firmado pela Petrobras com o CADE para a abertura do setor de refino no Brasil. O processo de desinvestimento da SIX, aprovado pelo Conselho de Administração da Petrobras nesta data seguiu rigorosamente a Sistemática de Desinvestimentos aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Rodrigo Costa, diretor de Refino da Petrobras destacou a importância da assinatura do contrato: “Essa operação fortalece a estratégia de reposicionamento da atividade de Refino na Petrobras. Trata-se de um passo importante no cumprimento do compromisso que firmamos com o CADE, pois este é o terceiro contrato de venda de unidades do Refino que assinamos em 2021″, explica.
“A Petrobras está focada e trabalhando para estar entre as melhores refinadoras do mundo, em eficiência, qualidade dos produtos e desempenho de suas operações”, completa Rodrigo Costa. Quando concluídos os processos de desinvestimento das três unidades de refino cujos contratos de venda já foram assinados, a Petrobras responderá por cerca de 50% do abastecimento do mercado de combustíveis no país. Suprido também por importadores e produtores de biocombustíveis.
O presidente da F&M, Stan Bharti, ressalta que a SIX continuará a ser um contribuinte e empregador significativo na região onde opera, apoiando o bem-estar da comunidade local. “A empresa planeja destinar toda atenção e recursos para garantir a manutenção da excelência da atual operação além de explorar opções de futura expansão das atividades da SIX sem deixar garantir que a mesma opere de acordo com os mais altos padrões internacionais, sem interrupção, por muitas décadas. Sempre apoiaremos as comunidades locais onde os projetos estão localizados e a Forbes espera apoiar a região ao redor das instalações da SIX”.
Da redação com informações da gerência de comunicação da Petrobras
Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩