Há quem dia que o dia do homem é em 1° de abril, porém o dia do homem realmente é no dia 15 de julho. A data foi Instituída no Brasil desde 1992, mas no restante do mundo o fato só aconteceu em 1999. Além disso em outros países essa data é comemorada em 19 de novembro.
Desde a criação do dia da mulher em 1909, a relatos que, houve uma pressão muito grande para que os homens também tivessem um dia em sua homenagem. A data seria o reconhecimento das contribuições masculinas para a humanidade, e não porque as mulheres estavam sendo mais “favorecidas”.
Diferentes das damas, os cavaleiros, não tiveram histórias trágicas para conseguir ter um dia no calendário. Segundo a história, o dia do homem no Brasil foi criado por escritores e poetas brasileiros. A data escolhida, por incrível que pareça, coincidi com o aniversário de uma mulher, mãe de um dos membros que estava presente no dia da organização. A partir de então, uma espécie de academia informal de escritores passou a comemorar a data.
Pouco lembrada pela sociedade, e quase que passa em branco, comparada aos dias das mulheres, o dia do homem tem a intenção de de valorizar a figura masculina, em seu contexto social, profissional, familiar e paterno. Além disso, há alguns pilares definidos, sobre o dia do homem.
Como promover os pontos positivos, de homens que levam suas vidas de maneiras decentes e honestas. Além daqueles que contribuem no cuidado com a comunidade, a vizinhança, a família, o casamento, as crianças e o meio ambiente.
Para aqueles também que focam no bem-estar, na saúde física, mental, emocional e espiritual. Que descriminam qualquer tipo de violência e exploração, além de ajudar a criar um mundo mais seguro e melhor.
Da redação com informações DM.com