A equipe de jornalismo do Portal 97 entrou em contato com o direção do Departamento Penitenciário (Depen) de São Mateus do Sul para saber mais informações sobre a fuga de presos e suas identidades, visto que muitos boatos e fotos estavam circulando nas redes sociais apontando para quem seriam os foragidos.
Em nota oficial encaminhada a redação do Portal 97 a Polícia Penal do Paraná (PPPR) comunicou que na madrugada desta quinta-feira (7), a equipe de plantão da Cadeia Pública de São Mateus do Sul, vinculada à regional administrativa da PPPR de Guarapuava, detectou a existência de um buraco na laje de uma das celas durante procedimentos de rotina. Após uma contagem minuciosa, constatou-se a fuga de quatro indivíduos privados de liberdade.
Imediatamente, foram acionadas as demais forças de segurança para auxiliar nas buscas e para os trâmites administrativos necessários. A nota esclareceu ainda que as circunstâncias que levaram a esta ocorrência serão objeto de análise detalhada e receberão a devida apuração administrativa para as providências cabíveis.
Entenda o caso
Segundo informações, uma equipe de patrulhamento da Polícia Militar (PM) foi abordada durante a madrugada, por volta das 3 horas, desta quinta-feira (7), e alertada sobre a possível presença de indivíduos vestindo trajes característicos de detentos, se dirigindo à praça do Rio Iguaçu. Um segurança patrimonial notificou a equipe, confirmando a fuga junto à cadeia pública.
O uniforme padrão dos detentos, composto por camiseta branca e bermuda laranja, chamou a atenção do segurança, que prontamente acionou a PM. A equipe, por meio do operador de rádio, recebeu a confirmação da fuga através do videomonitoramento da carceragem. “Alguns presos haviam se evadido”, conforme registro. Apesar das buscas na região indicada, nenhum suspeito foi localizado.
A Polícia Militar prestou apoio ao Departamento Penitenciário (Depen) para o remanejamento de detentos, embora não se tinham ainda um número exato de fugitivos, dada a incerteza sobre a quantidade e as condições em que se encontrava o estabelecimento penal, conforme consta no relatório da PM. As operações de busca e recaptura seguem em andamento.
Da redação Portal 97 e imagem de divulgação
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197