Uma menina de 4 anos foi salva por socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), após se afogar em uma piscina. A situação foi registrada em Paranaguá, no litoral do Paraná, no último domingo (9). Câmeras de segurança registraram a ação rápida e emocionantes dos socorristas (veja abaixo).
No vídeo, é possível ver quando os pais da criança chegam com ela no colo. De acordo com informações, a menina apresentava sinais graves de afogamento grau 3 (moderado) e estava sem reação. Imediatamente os médicos, enfermeiros e socorristas, que estavam reunidos em uma sala, correm em direção a porta e iniciam o atendimento.
Após ser estabilizada e ter o quadro revertido, a criança foi encaminhada foi encaminhada ao Hospital Regional do Litoral, onde segue recebendo cuidados médicos.
Ver essa foto no Instagram
Evite os afogamentos com alguns cuidados
- Nas piscinas sempre tenha uma barreira física, para evitar o acesso de crianças;
- As crianças só devem estar na área de piscina ou dentro dela se houver um adulto supervisionando;
- Se for em um clube, hotel ou pousada, se possível procure locais com a prevenção de guarda-vidas;
- Tenha um telefone carregado e verifique se a área possui sinal, para utilização em casos de emergência;
- Não sabe nadar? Use coletes salva vidas – nunca boias – nem mesmo em crianças, já que dão a falsa sensação de segurança;
- Se for entrar na água tenha alguém observando, já que por mais que saiba nadar você pode ser acometido de um mal estar ou mal súbito, podendo tornar-se uma vítima.
Com informações de Catve.