A ONG Pé-Patas de Proteção Animal, de São João do Trinfo, teve todos os seus contratos que a vinculavam à prefeitura do município cancelados. A instituição, que se dedica à proteção e bem-estar dos animais na região, divulgou uma nota de esclarecimento à comunidade nesta terça-feira, informando sobre a suspensão das castrações realizadas pela prefeitura.
A decisão da prefeitura, segundo a nota divulgada nas redes sociais da instituição, foi comunicada à ONG nesta tarde e não há informações sobre a possibilidade de retomada do projeto ou prazos para sua reativação.
Nota da ONG: “Com tristeza informamos que as castrações realizadas pela prefeitura foram suspensas. A ONG foi comunicada de que a partir de hoje não deve enviar cachorrinhas para castração. Não temos conhecimento se o projeto será retomado e nem quando. Pedimos à toda comunidade que cuidem de seus animais, evitem cias indesejadas (nem que seja através de vacinas anti-cio), para que não hajam animais abandonados”.
O Portal 97 tentou contato com a prefeitura de São João do Trinfo para obter esclarecimentos sobre a situação, e a Secretária de Meio Ambiente repassou que desenvolve várias ações que buscam minimizar o problema de animais abandonados em São João do Triunfo. Para além do Programa de castração, que está em vigor desde 2020 e já castrou cerca de 600 fêmeas caninas, através da Lei Municipal nº 2.135/2022, foi criada a ‘A Semana do Pet’, e o Programa Nutrição e Saúde Pet.
“Estamos adequando o Programa Nutrição e Saúde ao programa de castração, acreditamos que em breve teremos novidades e teremos um programa mais robusto. Esperávamos dois meses para adequar os Programas, porém o Prefeito determinou trinta dias como prazo máximo”, explicaram em nota.
A equipe do Portal 97 continuará acompanhando o desdobramento desta situação e trará novas informações assim que estiverem disponíveis.
Da redação Portal 97
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942