Destaque

Acordo: Paraná Xisto informa que segue curso normal de suas operações em São Mateus do Sul

17 de julho de 2023 - Atualizado há 9 meses atrás
5 minutos de leitura

Por Redação 97

Acordo: Paraná Xisto informa que segue curso normal de suas operações em São Mateus do Sul

Foto: Paraná Xisto

A Petrobras suspendeu o suporte transitório à Unidade de Industrialização do Xisto (Six), em São Mateus do Sul, na semana passada. A paralisação começou na segunda-feira (10) e durou até sexta-feira (14), quando a Paraná Xisto informou que o processo negociação com a Petrobras foi finalizado com sucesso.

“A empresa retomou na sexta-feira, dia 14/07/23, o curso normal de suas operações após uma conciliação baseada em interesses mútuos que convergiram para uma resolução. Reforçamos com isso o nosso compromisso com o desenvolvimento regional e em honrar os nossos contratos de forma justa”, transcreve a nota oficial emitida pela empresa.

A Paraná Xisto declarou ao Portal Cultura Sul FM, que mantém-se comprometida em estimular a empregabilidade na cidade de São Mateus do Sul e movimentar a economia local.

Entenda a interrupção

O motivo da interrupção, conforme a Petrobras, é não o cumprimento de obrigações contratuais por parte da atual empresa que gerencia a Six. A estatal não detalhou esse descumprimento.

A Six está localizada sobre uma das maiores reservas mundiais de xisto, tipo de rocha utilizado na produção de combustíveis como o GLP. Cerca de 800 funcionário atuam no local.

A Petrobras auxilia nas atividades da Six, mantida pela Paraná Xisto, da holding Forbes Resources Brazil, desde novembro de 2022 quando a unidade foi vendida por US$ 41,6 milhões.

Esse suporte foi acordado durante a venda e pode durar até 15 meses para não causar interrupções operacionais na exploração das rochas.

Comunicado da Petrobras

Na quinta-feira (13), em comunicado ao mercado, a Petrobras disse que a empresa compradora descumpriu obrigações contratuais, por isso, a estatal parou com as atividades administrativas e de apoio técnico à operação da industrialização de xisto.

“Em atendimento ao Ofício, a Companhia esclarece que não o cumprimento de obrigações contratuais por parte da Forbes Resources Brazil Holding S.A. (“Forbes”) (adquirente da Paraná Xisto), referentes aos serviços prestados no âmbito do Contrato de Suporte Temporário Administrativo e de Apoio Técnico à Operação da Refinaria (“TSA”), assinado em novembro de 2022, resultou no acionamento, pela Petrobras, da cláusula de interrupção dos serviços, prevista no TSA.

Sendo assim, os serviços de suporte transitório que a Petrobras presta à Paraná Xisto S.A. (ou PX Energy), de caráter administrativo e de apoio técnico à operação da industrialização de xisto, foram interrompidos, temporariamente, a partir do dia 10/07/2023; e seguirão interrompidos até que se chegue a uma solução, de comum acordo, com base nas tratativas que seguirão entre as partes, diz trecho do comunicado.

No esclarecimento ao mercado, a Petrobras não detalhou qual exatamente foi o descumprimento de contrato, mas citou que a Forbes deve à petroleira. A reportagem procura contato com a empresa que emitiu um comunicado oficial relatando que os trabalhos foram retomados ainda na sexta-feira (14).

Nota Oficial da Paraná Xisto S.A

A Paraná Xisto vem aos seus clientes e fornecedores informar que o processo negocial com a Petrobras foi finalizado com sucesso.

A empresa retomou na sexta-feira, dia 14/07/23, o curso normal de suas operações após uma conciliação baseada em interesses mútuos que convergiram para uma resolução. Reforçamos com isso o nosso compromisso com o desenvolvimento regional e em honrar os nossos contratos de forma justa.

A Paraná Xisto mantém-se comprometida em estimular a empregabilidade na cidade de São Mateus do Sul e movimentar a economia local.

Sendo assim, estabelecemos nosso exemplo no exercício da comunicação de forma responsável e madura.

Paraná Xisto S.A.

Da redação com informações G1 e Paraná Xisto

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Tags

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais